top of page
Buscar
  • Foto do escritorIasmym Alves de Andrade Soares

A vacinação do bebê

Atualizado: 16 de mai. de 2023

A vacinação é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê, sendo uma das medidas mais importantes para a prevenção de doenças, estimulando o corpo a se defender contra vírus e bactérias que causam doenças.


Além disso, a vacinação é um direito das crianças previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, passível de penas para os responsáveis.



Por isso, se o bebê não recebeu na maternidade as vacinas para a idade, após receber alta, procure a Unidade Básica de Saúde próxima à sua casa e inicie o calendário vacinal do seu bebê, o mais rápido possível.




Não deixe de vacinar o bebê e esteja sempre atenta(o) ao calendário vacinal, mantendo a caderneta de vacinação em dia.




Do nascimento aos 2 meses o bebê vai precisar das seguintes vacinas:


Febre, choro, dor, irritabilidade, inflamação, inchaço no local da aplicação após a vacina são reações comuns que podem ou não acontecer no bebê.


Você pode amamentar o bebê durante a vacinação, é uma forma eficaz de conseguir amenizar a dor do bebê e acalmá-lo durante o procedimento.


IMPORTANTE! Esteja atenta(o) e não caia nas chamadas fake news, notícias falsas sobre a vacinação. Caso tenha dúvidas sobre a vacinação do bebê, procure um profissional da saúde.


Ouça aqui a narração desse post:



Referência:


BALLALAI, I.; BRAVO, F. (Org.). Imunização: tudo o que você sempre quis saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), 2020. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/books/imunizacao-tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-200923.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2022.

Comments


bottom of page